CPI dos Maus-tratos vota dez requerimentos nesta terça-feira

Da Redação | 20/08/2018, 09h07

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-tratos vota dez requerimentos na terça-feira (21), a partir das 14h30. A CPI, que investiga os abusos cometidos contra crianças e adolescentes, teve seu funcionamento prorrogado até o fim deste ano.

Entre os requerimentos está o do convite ao delegado de polícia civil André Firmino. Firmino foi titular da delegacia de polícia de Itapajé, no interior do estado do Ceará, quando investigou inúmeros casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Seu trabalho com a operação “Silêncio dos Inocentes” levou à prisão do ex-secretário de assistência social do município e de funcionários de uma escola tradicional da localidade. O presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES), quer ouvir o delegado de forma reservada, para que relate o trabalho investigativo desenvolvido no local. Firmino não atua mais em Itapajé.

Também há pedido para ouvir reservadamente o jornalista Wellington Macedo de Souza. Segundo Malta, ele é autor de inúmeras matérias publicadas sobre violência sexual contra crianças e adolescentes no interior do Ceará, apontando a falta de julgamento e de punição de muitos agressores.

Outro requerimento a ser analisado é o do relator da CPI, senador José Medeiros (Pode-MT), para a convocação de Azelene Inácio, Diretora de Proteção Territorial da Fundação Nacional do Índio (Funai). Ela deverá prestar esclarecimentos à CPI sobre o infanticídio em aldeias indígenas

Nova diligência da CPI ao Espírito Santo, assim com o depoimento do titular da Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente do estado e uma série de informações acerca de investigações envolvendo agressões a crianças e adolescentes também foram sugeridas em requerimentos a ser avaliados.

A reunião ocorrerá na sala 19 da ala senador Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)