Bancos públicos estão sob ameaça de desmanche, apontam participantes de audiência

Da Rádio Senado | 08/08/2018, 19h25

Os bancos públicos estão sob ameaça de desmanche ou de privatização por falta de planejamento por parte do Estado, de acordo com os participantes da audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta quarta-feira (8). A situação pode afetar, por exemplo, quem precisa de financiamento na área habitacional e na agricultura, as obras de infraestrutura, os projetos de geração de renda e as políticas sociais. Foi o que alertou o presidente da Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa Econômica, Jair Pedro Ferreira.

— É isso que o Senado, o Congresso e a sociedade precisam compreender: se eu desmontar esses bancos públicos, se eu acabar com eles ou se privatizá-los, vou estar tirando da sociedade a grande ferramenta do financiamento —explicou.

A presidente da CDH e autora do pedido da audiência, senadora Regina Sousa (PT-PI), apontou o atual governo como culpado pela instabilidade no setor bancário. Ela criticou o fechamento de agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil em vários municípios e a descapitalização do BNDES, que, segundo ela, vem causando prejuízos à população.

— A gente tem uma ação que já aconteceu que é o fechamento de agências e de postos de trabalho, que causaram muitos prejuízos, principalmente às pessoas mais pobres que usam os bancos públicos para receber seu Bolsa Família. Gente que agora anda 150 quilômetros para poder chegar no banco e receber seus benefícios —afirmou.

O diretor do Sindicato dos Bancários do Distrito Federal Kleytton Guimarães Morais disse que os bancos são responsáveis por estimular a economia e que é preciso defender os interesses da população.

— Defender essas instituições é defender um projeto soberano de país inclusivo, fraterno, e que assegure a todos e a todas o direito de ser gente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)