Aprovado nome do novo embaixador brasileiro na Polônia

Da Redação | 08/08/2018, 17h53

Foi aprovado em Plenário nesta quarta-feira (8) a indicação do diplomata Hadil Fontes da Rocha Vianna para o cargo de embaixador do Brasil na Polônia. A indicação (MSF 53/2018) contou com 44 votos favoráveis, um contrário e dois abstenções.

Hadil Fontes Vianna é carioca, formado em Direito pela Faculdade Cândido Mendes, em 1979, e ingressou na carreira diplomática em 1980. Entre as funções desempenhadas na chancelaria, destacam-se a de subsecretário-geral de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial (2014), ministro-conselheiro junto à Aladi e ao Mercosul e embaixador brasileiro em Montevidéu, cargo que exerce desde 2015.

O diplomata foi sabatinado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no início de julho e explicou as relações entre o Brasil e a Polônia são consideradas tradicionais, fluídas e estáveis. Vianna ressaltou que entre os dois países há apenas um ponto de divergência. A Polônia é contra o fechamento do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE), pois sua agricultura é forte e teme perder mercado na UE ao ver o aumento da concorrência.

Vianna também ressaltou que a Polônia foi a única nação do continente a não entrar em recessão a partir da crise internacional de 2008 e 2010. O PIB do país é de US$ 1 trilhão.

Polônia

Situada no centro-norte da Europa, a Polônia é considerada membro de crescente importância da União Europeia. Estima-se a presença de dois milhões de descendentes de poloneses no Brasil, que migraram para o país entre o final do século 19 e início do século 20. O país é o maior parceiro comercial da Polônia na América Latina e tido pelos poloneses como “parceiro prioritário” na região, com fluxo anual de cerca de US$ 1,2 bilhão por ano, com superavit para o Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)