Senado aprova indicação de diplomata para a Embaixada do Brasil em Mali

Da Redação | 07/08/2018, 18h14

O Senado aprovou nesta terça-feira (7) a indicação do diplomata Rafael de Mello Vidal para o cargo de embaixador do Brasil junto à República do Mali. A indicação (MSF 13/2018) contou com 47 votos favoráveis, três contrários e dois abstenções.

Rafael de Mello Vidal nasceu em Montevidéu, Uruguai, mas é brasileiro nato, por ter nascido no estrangeiro, mas de pais brasileiros a serviço do país. Bacharel em Direito pelo UniCeub, iniciou a carreira diplomática em 1991. Entre as funções desempenhadas, destaque para a de cônsul-adjunto do Consulado-Geral em Nova Iorque (1995), de ministro-conselheiro na Embaixada em Copenhague (2014) e de ministro-conselheiro na Embaixada em Madri (2016).

Ao ser sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o diplomata informou que a Embraer acaba de finalizar a venda de quatro aviões modelo Super Tucano às Forças Armadas do Mali no valor de U$ 60 milhões, negócio concretizado graças à participação ativa da embaixada brasileira naquele país africano.

Vidal esclareceu que apenas a venda destes aviões equivale aos custos de manutenção da embaixada no Mali por período superior a 60 anos, incluindo nesta conta o pagamento de vencimentos ao corpo diplomático brasileiro e à força de trabalho local.

— Como é possível constatar, uma única operação comercial bem-sucedida já paga a manutenção por décadas. E é óbvio que nos próximos 60 anos muitas outras vendas e oportunidades de exportações de produtos brasileiros serão concretizadas. Existe a possibilidade concreta, já encaminhada, da venda de mais dois super-tucanos, e até do cargueiro KC-390, uma tecnologia ainda mais sofisticada. As portas já estão abertas e são promissoras para a venda de produtos bélicos ao Mali — afirmou.

O diplomata afirmou ainda que sua atuação também estará voltada para a venda de outros produtos industriais e para o incremento das relações na área da agricultura, uma vez que a nação africana também é uma grande importadora de alimentos.

Mali

O Mali é um país africano na África Ocidental, com população de 18,5 milhões de pessoas distribuídas em uma área de 1.240.192 km². O país é semipresidencialista e tem o ouro e algodão como os dois principais produtos de exportação (responsáveis por mais de 80% do valor total exportado em 2016).

O comércio entre Brasil e Mali é da ordem de US$ 7,09 milhões (2017), sendo US$ 7,084 milhões de exportações do Brasil para o Mali. Não há um relacionamento bilateral intenso. Dentre os itens de exportações brasileiras destacam-se as embalagens de papel, os instrumentos de precisão, máquinas para terraplanagem e carnes de frango. O Brasil importa do Mali principalmente impressoras.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)