Humberto Costa defende candidatura de Lula à Presidência da República

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/08/2018, 18h25

O senador Humberto Costa (PT-PE) elogiou nesta terça-feira (7) o “acordo político de alto nível” que manteve Luiz Inácio Lula da Silva como candidato a presidente pelo seu partido e escolheu Fernando Haddad como candidato a vice. Para ele, o PT mostrou que confia na candidatura de Lula.

O senador afirmou que impedir o ex-presidente de disputar a eleição consiste num risco para a democracia e a legitimidade do processo eleitoral. Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) por lavagem de dinheiro e corrupção. Para Humberto Costa, Lula é vítima de perseguição por parte do Judiciário.

Humberto Costa afirmou que as eleições deste ano serão uma espécie de plebiscito entre os apoiadores do impeachment de Dilma Rousseff e as forças políticas determinadas a “retomar um projeto interrompido de Brasil”. O senador classificou como golpe proibir a participação de Lula em debates eleitorais. Ele disse esperar uma grande mobilização nacional pelo registro da candidatura do líder petista.

— Se estivermos em uma democracia, ele terá garantido o direito de ser candidato e aí, nas urnas, seus adversários poderão concorrer licitamente com ele para que, por meio do voto, fale a vontade soberana da nação — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)