Flexa Ribeiro acusa governo federal e Vale de prejudicarem o Pará

Da Redação e Da Rádio Senado | 11/07/2018, 18h31

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) defendeu nesta quarta-feira (11) a ampliação da rede ferroviária em seu estado. Ele ressaltou que isso não atenderia somente os interesses do Pará, mas do Brasil. O senador também criticou o governo federal, que a seu ver teria sido desrespeitoso com os paraenses quanto à destinação dos recursos provenientes da concessão da Ferrovia Carajás. Conforme informou, o dinheiro será aplicado em Mato Grosso.

O senador também criticou a Vale do Rio Doce, que planeja usar como parte do pagamento da concessão as obras ferroviárias que realizou em seu próprio interesse.

— Nós não concordamos que o Pará não seja ouvido sobre a utilização dos recursos da renovação da concessão. Depois, o valor que foi arbitrado, não sei de que forma, de R$ 4 bilhões, é inaceitável — declarou.

Flexa Ribeiro pediu atenção ao plano da Ferrovia Paraense, ligando Santana do Araguaia a Barcarena com interligação com a Norte-Sul. O senador alertou que, sem essa obra, trinta e oito municípios do sul e do sudeste do Pará ficarão prejudicados em seu desenvolvimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)