Aprovada indicação de Octávio Côrtes para embaixada do Brasil na Bolívia

Da Redação | 10/07/2018, 18h15

Por 48 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção, o Plenário aprovou nesta terça-feira (10) a indicação do diplomata Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Bolívia. A aprovação será comunicada à Presidência da República.

Durante a votação da matéria, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) apelou para que o embaixador observe o tratamento dispensado hoje pelas autoridades bolivianas aos estudantes brasileiros que vivem na fronteira entre os dois países. A indicação foi relatada pelo senador João Alberto Souza (MDB-MA).

Em sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no dia 26 de junho, Octávio Côrtes observou que a Bolívia vive um tempo de estabilidade. Ele observou que o país andino foi o que mais sofreu com golpes de estado na América Latina no século 20 e que esse cenário contribuiu para um baixo índice de desenvolvimento socioeconômico e uma grande desigualdade na distribuição de renda. Um quadro que o atual governo, no entender de Côrtes, tem procurado superar.

Octávio Côrtes já desempenhou funções nas embaixadas do Brasil em Amã, Bagdá e Tóquio, entre outras, e ocupou o cargo de embaixador do Brasil na Etiópia, Djibouti e Sudão do Sul, cumulativamente. Também representou o país junto à União Africana e à Comissão Econômica das Nações Unidas para a África.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)