Fátima destaca interiorização do ensino superior no Rio Grande do Norte

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/07/2018, 17h14

A senadora Fátima Bezerra, PT-RN) destacou videorreportagem do jornal Tribuna do Norte que mostra a interiorização e expansão do ensino superior no sertão do Rio Grande do Norte, com a instalação de Institutos Federais de Educação, faculdades, universidades e uma escola de ciências médicas.

Intitulada "Um novo sertão, o ensino superior transformando vidas", a reportagem mostrou que, entre 2006 e 2016, o número de instituições de ensino superior cresceu 33% na região. O número de estudantes matriculados, 76% e o número de vagas disponíveis, 125%, disse a senadora.

— O processo de interiorização do acesso ao ensino superior não mudou apenas a vida dos estudantes e das suas famílias, mas também a realidade das cidades. A escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte está instalada lá no Seridó, lá no Trairi. E os profissionais que estão sendo formados por essa escola pioneira explicitam o desejo de permanecer no sertão e de assim contribuir para mudar a realidade das suas comunidades de origem.

Fátima Bezerra denunciou, no entanto, que o congelamento nos investimentos em setores como educação, promovido pela emenda constitucional que limita os gastos públicos, pode impedir o processo de expansão de instituições de ensino superior no país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)