Senado e Câmara terão espaço na Campus Party

Da Redação | 26/06/2018, 09h08

Maratona hacker, lançamento de um desafio para o desenvolvimento de um aplicativo e palestras fazem parte da programação com que a Câmara dos Deputados e o Senado participarão da Campus Party Brasília, que ocorre de quarta (27) a domingo (1º), no Estádio Mané Garrincha.

A ideia é promover a transparência do Parlamento e conectar o público da feira com o ambiente legislativo. A iniciativa permitirá que o cidadão tenha maior proximidade com o trabalho realizado pelos núcleos de tecnologia do Congresso e possa compreender os sistemas de dados abertos da Câmara e do Senado e interagir com eles.

Um dos maiores eventos tecnológicos do mundo, a Campus Party é um festival de inovação, ciência, empreendedorismo e criatividade, voltado principalmente para os chamados geeks, jovens com grande interesse no universo digital. Essa é a segunda edição brasiliense e deve reunir milhares de pessoas.

Para a quinta-feira (28), está marcado o workshop de abertura do Parlathon 2018, uma maratona tecnológica para o desenvolvimento de aplicativos ou programas que possibilitem ao cidadão comum visualizar e compreender a tramitação de um projeto de lei por meio dos dados abertos.

Na sexta (29), será lançado o Desafio VisitApp, que propõe a criação de um aplicativo para tornar a visitação do Congresso mais dinâmica e possível de ser feita, inclusive, por meio de passeio virtual. As inscrições para o Desafio são gratuitas e poderão ser feitas da sexta-feira até 28 de setembro. As premiações incluem R$ 15 mil para o primeiro lugar, um notebook Alienware Dell 17 5R para o segundo e R$ 5 mil para o terceiro.

Também estão programadas duas palestras. UX na Legimática discutirá a importância da visualização gráfica para a informação legislativa. E Processamento de Linguagem Natural com R e Python fará uma análise do discurso parlamentar.

Programe-se

Parlathon Go: workshop de abertura do Parlathon 2018
Dia: 28/6 (quinta-feira) 
Horário: das 15h30 às 17h30 Local: Hacka Space

Lançamento do Desafio VisitApp sobre a visitação do Congresso Nacional Dia: 29/6 (sexta-feira)  
Horário: 11h30
Local: Palco Feel the Future
Palestra UX na Legimática Palestrante: João Lima (analista de informática legislativa do Senado) Dia: 29/6 (sexta-feira)  
Horário: das 15h às 15h45
Local: Palco Steam
Parlapitch: workshop dos resultados das equipes inscritas no Parlathon 2018, em formato de pitch (apresentação rápida) Dia: 30/6 (sábado)  
Horário: das 13h às 16h
Local: Hacka Space

Palestra Processamento de Linguagem Natural com R e Python na Análise do Discurso Palestrante: Fabiano Peruzzo Schwartz (analista legislativo da Câmara) Dia: 30/6 (sábado) 
Horário: das 18h às 18h45
Local: Palco Steam

Veja aqui playlist preparada pela TV Senado com conteúdos relacionados

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)