Caminhoneiros denunciam descumprimento do tabelamento de frete

Da Redação | 26/06/2018, 18h58

Os representantes de caminhoneiros autônomos defenderam o tabelamento do frete nesta terça-feira (26), em audiência pública promovida pela comissão mista responsável por analisar e emitir parecer sobre a Medida Provisória (MP) 832/2018, que instituiu a política de preços mínimos para o transporte de cargas.

Depois da edição da MP 832/2018, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou uma tabela definindo os fretes por quilômetro rodado, de acordo com a carga e o número de eixos dos veículos.  Os caminhoneiros autônomos denunciam, no entanto, que a tabela enfrenta resistência.

Janir Bottego, presidente do Sindicado dos Transportes Autônomos de Carga do Sudeste do Paraná, ressaltou que mesmo com a medida provisória, que tem força de lei, os preços mínimos não estão sendo respeitados.

Nós estamos tendo muita dificuldade ainda em conseguir fazer com que se cumpra essa lei, imagina [sem ela]. Acabamos sendo explorados por alguém do negócio, que envolve o agro e o transporte — disse.

O relator, deputado Osmar Terra (MDB-RS), anunciou que pretende apresentar seu relatório na próxima semana. Ele disse esperar que a votação ocorra o mais breve possível, para acabar com questionamentos judiciais que estão sendo usados como motivos para não cumprir a tabela.

— Nós vamos procurar agir da maneira mais rápida possível, porque a nossa preocupação vai ser aprovar o nosso relatório na comissão e no Plenário antes do recesso — declarou.

Com informações da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)