Roraima perde com privatização do setor elétrico, diz Ângela Portela

Da Redação | 20/06/2018, 16h47

A privatização das distribuidoras de energia faz parte do processo de destruição do setor elétrico nacional, opinou a senadora Ângela Portela (PDT-RR) em pronunciamento nesta quarta-feira (20). Ela alertou para os valores mínimos extremamente baixos para a venda das empresas e, em seu prognóstico, a privatização das distribuidoras resultará em “socialização dos prejuízos”.

A senadora sublinhou que os estados com distribuidoras deficitárias poderão ser “abandonados à própria sorte”, situação que aumentará o prejuízo para Roraima. Ângela Portela lembrou que seu estado é dependente da energia da Venezuela, que não está sendo paga pelo governo federal há três meses. Essa crise, segundo a parlamentar, submete a população de Roraima ao risco de apagões.

— Quem lucra com essas situações são as termelétricas. Elas recebem dinheiro para ficar de reserva, em caso de apagão, mesmo sem fornecer energia. Você imagina: pagando caríssimo à empresa que administra as termoelétricas e há denúncias graves de que essa empresa tem vínculo com políticos de Roraima.

Ângela acrescentou que Roraima é o único estado não interligado ao Sistema Elétrico Nacional e que, se as empresas de energia forem privatizadas, o Linhão de Tucuruí jamais será construído por ser um investimento muito caro para os grupos privados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)