CDR aprova criação de Região Integrada de Desenvolvimento no RS

Da Redação | 20/06/2018, 18h47

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou nesta quarta-feira (20) o projeto que autoriza a criação da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) da Metade Sul do Rio Grande do Sul (PLS 129/2018). A criação de uma Ride procura viabilizar a articulação de políticas públicas em um espaço geográfico, buscando melhorar as condições econômicas e sociais da região.

Segundo o autor da proposta, senador Lasier Martins (PSD-RS), o objetivo é diminuir a desigualdade no estado. Ele disse que a metade sul Rio Grande do Sul tem enfrentado muito êxodo diante das dificuldades sociais e de emprego.

— A parte norte é considerada a parte rica do estado. A região noroeste também enfrenta dificuldade, mas nada se compara à dificuldade da metade sul — afirmou o senador.

De acordo com o relator, senador Paulo Paim (PT-RS), a parte sul do estado gaúcho tem apresentado redução da importância econômica e populacional desde a década de 1930. Ele disse que os poderes públicos precisam se unir no apoio à região.

O projeto também cria o Programa Especial de Desenvolvimento da Metade Sul do Rio Grande do Sul para estabelecer os critérios para unificação dos procedimentos relativos aos serviços públicos. A matéria agora segue para a análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Com informações da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)