Aprovada indicação de Mariana Ribas da Silva para direção da Ancine

Da Redação | 19/06/2018, 19h19

O Plenário aprovou nesta terça-feira (19) a indicação de Mariana Ribas da Silva para o cargo de diretora da Agência Nacional do Cinema (Ancine), na vaga decorrente do término do mandato de Roberto Gonçalves de Lima. A indicação de Mariana teve como relatora a senadora Marta Suplicy (MDB-SP). A aprovação será comunicada à Presidência da República.

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o seu partido votaria contra a indicação de Mariana. Ele responsabilizou o governo Michel Temer pela “destruição de políticas culturais existentes no país e que tiveram força nos governos do PT".

O senador também apontou perdas no orçamento do Ministério da Cultura e da Ancine, além de perseguição a artistas e profissionais de cinema.

Recursos

Pela manhã, em sabatina na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), Mariana defendeu regulamentar a legislação segundo a qual o mínimo de 30% dos recursos arrecadados pelo Condecine — contribuição cobrada sobre a exploração comercial de obras audiovisuais — devem ser destinados a produtoras brasileiras estabelecidas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

— A gente precisa regulamentar a lei para que a gente garanta esses 30% para todas as linhas de ação e não só apenas como valor global. Eu me comprometo sim a trabalhar por isso — afirmou Mariana.

Mariana Ribas é graduada em comunicação social (jornalismo) pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela mesma escola. Atua no cenário cultural há 15 anos, tendo exercido, entre outras funções, a de diretora de Produção na Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (de março/2003 a fevereiro/2011).

No Ministério da Cultura, Mariana ocupou o cargo de secretária de Audiovisual (de dezembro/2016 a julho/2017) e atualmente exerce, pela segunda vez, o cargo de secretária-executiva da pasta. Sua indicação foi aprovada na manhã desta terça na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)