Diretora-geral apresenta conquistas da gestão do Senado a delegação paraguaia

Da Redação | 14/06/2018, 16h01

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, apresentou nesta quarta-feira (13) a uma comitiva do Paraguai, que incluía Angel Aquino, assessor do presidente eleito Mário Abdo Benítez, a evolução da gestão do Senado. A ênfase, disse Ilana, tem sido o planejamento, com resultados como economia de recursos, diminuição das contratações emergenciais, redução das faltas motivadas por doenças, gestão sustentável e mais acessibilidade.

Angel Aquino elogiou o sistema de contratações e compras do Senado e destacou a importância da integração entre Brasil e Paraguai.

Quanto à evolução da gestão, Ilana ressaltou que em 2011 foi definida a Agenda Estratégica da Administração. Já em 2013 foi elaborado o Mapa Estratégico Institucional para o período 2013-2023. Em 2015, colaboradores do Senado assinaram com a Casa uma carta de compromissos vom a excelência no serviço, a qualidade de vida, a transparência e a comunidade, entre outros.

No ano passado, o Senado definiu as diretrizes estratégicas para o período 2017-2019. Entre os projetos estratégicos selecionados com base nas diretrizes está o aprimoramento da capacidade gerencial, a modernização dos plenários e dos sistemas legislativos do Senado, a reestruturação das políticas de gestão de pessoal e a gestão do conhecimento.

Contratações

Nas contratações, disse Ilana, as diretrizes têm sido, desde 2013, “fazer mais com menos”, garantir transparência nos contratos, impedir o fracionamento de despesas, evitar contratações emergenciais e priorizar o pregão eletrônico. Conseguiu-se, assim, definir o Programa de Sistematização de Contratações, que tornou o processo de contratação e a gestão de contratos mais eficientes.

— Nossa lei de licitações determina que um limite de R$ 8 mil para a dispensa do processo de licitação. Acima desse valor temos que fazer licitação. Antes de 2013, se fracionava as compras de forma que nunca ultrapassassem esse valor.

Como resultado, de 2013 a 2017, segundo a diretora-geral, houve uma economia acumulada com licitações de mais de R$ 244 milhões. No período de 2012 a 2017, as dispensas de licitação caíram de 411 para 19. Além disso, o número de contratações emergenciais baixou de 9, em 2013, para apenas uma em 2017.

Gestão de pessoas

Ilana falou também à comitiva sobre a queda do número de servidores nos últimos anos. De 2016 até hoje, 528 servidores se aposentaram. Diante desse quadro, disse, é preciso “ser mais eficiente com menos gente”. Para isso, o Senado tem investido em capacitação, treinamento e qualidade de vida. É o caso do Programa de Formação Gerencial, desenvolvido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e dos treinamentos externos.

Quanto à qualidade de vida, a diretora-geral citou o programa de exames médicos periódicos, a ginástica laboral e o estímulo à atividade física. Como resultado, afirmou, houve redução das faltas por doença, de 2,22%, em 2012, para 1,16% até outubro de 2017.

Sustentabilidade

As ações visando à sustentabilidade no Senado foram também mencionadas por Ilana. Ela lembrou que, em 2007, foi criada a Comissão Senado Verde, para planejar políticas na área. Em 2013, definiu-se a Política de Responsabilidade Socioambiental e o Senado aderiu à Agenda Ambiental na Administração Pública. Até que, em 2015, a Casa criou o Plano de Gestão de Logística Sustentável.

Os resultados vieram, afirmou a diretora-geral. Ela citou a exigência de etiqueta de eficiência energética nos equipamentos adquiridos pelo Senado; a redução da pressão de saída da água; a exigência de treinamento sobre gestão de resíduos nos novos contratos de terceirização; a mitigação de emissões de carbono por meio do aumento do plantio; e a redução de quase 20% no consumo de papel entre 2014 e 2017. Além disso, o consumo de água baixou de mais de 19 metros cúbicos em 2012 para pouco mais de 9 mil em 2017. Ilana lembrou ainda a substituição dos copos descartáveis de plástico por copos biodegradáveis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)