Povo chinês nunca foi tão livre quanto nos dias atuais, aponta diplomata

Da Redação | 13/06/2018, 15h44

A despeito de a China estar distante de cumprir, sob um ponto de vista ocidental, toda a pauta dos direitos humanos, a população chinesa nunca gozou de tanta liberdade individual quanto nos dias de hoje. Foi o que afirmou o diplomata Paulo Estivallet durante sabatina nesta quarta-feira (13) na Comissão de Relações Exteriores (CRE), quando teve sua indicação aprovada para chefiar a embaixada brasileira em Beijing, China.

O tema da liberdade foi abordado em resposta aos senadores José Agripino (DEM-RN), Cristovam Buarque (PPS-DF) e Hélio José (Pros-DF) que questionaram o modelo político do país, centralizado sob a condução do Partido Comunista desde 1949. Para Estivallet, o atual grau de liberdade gozado pela maior parte da população, mais o impressionante crescimento econômico verificado nos últimos 40 anos, permitem ao governo manter sua legitimidade.

— Não podemos desconsiderar que o sistema chinês evolui, tem demonstrado uma capacidade de readaptação ao longo das décadas. Hoje um cidadão chinês típico possui um nível de liberdade individual que jamais teve em toda sua milenar história. Some-se a isso o crescimento, a China cresce o equivalente a um Brasil por ano — apontou o diplomata, fazendo alusão a dados do Banco Mundial indicando que somente no ano passado a produção chinesa foi incrementada em mais de U$ 2 trilhões, o equivalente ao PIB inteiro do Brasil.

Crescimento constante

Ainda em alusão ao modelo econômico da China, Estivallet ressaltou que é o maior progresso já registrado na história da humanidade. Há 40 anos o PIB cresce a uma média de 10% por ano, e o país deverá superar os Estados Unidos em menos de uma década.

— A China é hoje o maior exportador mundial de mercadorias, e o segundo grande importador. Além disso, é o quinto maior exportador de serviços, sendo neste caso também o segundo maior importador — finalizou.

A análise da indicação segue agora para o plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)