Comissão suspende por 24 horas leitura do relatório preliminar do projeto da LDO

carlos-penna-brescianini | 12/06/2018, 18h33

Governo e oposição fizeram um acordo de suspender a leitura na Comissão Mista de Orçamento do relatório preliminar do Projeto da Lei das Diretrizes Orçamentárias (PLN 02/2018). Foi combinado um prazo de 24 horas para que os líderes do governo e dos partidos entrem em acordo sobre a apresentação de emendas e destinação de recursos para áreas como educação e saúde. A reunião desta terça-feira (12) foi suspensa às 16h30 e será retomada às 14h30 de quarta-feira (13). A oposição quer garantia do governo de que vários programas e projetos sociais não serão cancelados ou reduzidos.

O líder da oposição, deputado Afonso Florence (PT-BA), afirmou que o governo também deve explicar como irá cumprir a regra de ouro (não usar empréstimos para pagar salários, não gastar mais do que arrecada). Sua preocupação é que o governo corte mais projetos sociais para pagar a dívida pública.

— Não podemos acatar a leitura do relatório preliminar do projeto, pois já começariam a contar os prazos. Há muita coisa a ser esclarecida e negociada antes de votarmos a LDO.

O senador Dalírio Beber (PSDB-SC), relator do projeto, ainda tentou defender a leitura do relatório prévio. Ele afirmou que esses atrasos prejudicariam a apresentação de emendas e a votação do relatório em 3 de julho.

— Os prazos do calendário que montamos serão prejudicados.

Por sua vez, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) criticou os cortes nos diversos programas sociais. Citou a redução de 5 mil para 800 das bolsas destinadas aos indígenas e quilombolas que estão em universidades.

— É dinheiro destinado à alimentação, material didático e transporte desses estudantes para cursarem suas faculdades. O que farão os 4.200 que serão prejudicados? Deixarão de estudar?

O senador Waldemir Moka (MDB-MS) havia feito um apelo para a oposição permitir a leitura do relatório prévio da LDO, afirmando que os prazos estão ficando exíguos. Segundo ele, é necessário tempo para cada emenda ser bem elaborada. E esse adiamento da leitura terminaria interferindo na apresentação das emendas.

Ao final, o presidente da CMO, o deputado Mário Negromonte Júnior (PP-BA), concordou em suspender por 24 horas a sessão da comissão, reiniciando nesta quarta-feira (13), no mesmo horário.

— Vamos entrar em contato com o governo, fazer uma discussão para que possamos retomar a reunião nesta quarta-feira e votar o relatório preliminar.

Vice-presidências

Outro ponto do acordo entre os parlamentares do governo e da oposição foi permitir a eleição para os cargos de vice-presidentes da CMO.  Foram eleitos o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) para a primeira vice-presidência; o deputado Geraldo Resende (PSDB-MS) para a segunda, e o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) para a terceira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)