Paim anuncia movimento por uma reforma tributária justa

Da Redação e Da Rádio Senado | 11/06/2018, 15h22

Em pronunciamento nesta segunda-feira (11), o senador Paulo Paim (PT-RS) informou que um grupo de trabalhadores da Secretaria da Receita Federal e das secretarias estaduais lançou um movimento por uma reforma tributária solidária. A ideia é combater a desigualdade social e financeira.

Paim disse que esse movimento pretende fomentar um amplo debate para corrigir os desequilíbrios do sistema de impostos no Brasil. Para ele, as anomalias podem ser facilmente percebidas em comparação com outros países capitalistas menos desiguais.

O senador também lembrou que quase 30% da renda do Brasil está nas mãos de 1% dos habitantes. É a maior concentração do mundo, de acordo com a Pesquisa Desigualdade Mundial 2018, coordenada pelo economista francês Thomas Piketty, entre outros estudiosos.

- Segundo estudo da ONU, a pobreza no Brasil tem cor. Mais de 70% das pessoas vivendo em extrema necessidade no país são negras. Sessenta e quatro por cento dos extremamente pobres não completam a educação básica; e 80% dos analfabetos brasileiros são negros. No Brasil, a desigualdade tem outra discriminação hedionda: gênero feminino. Mulheres ganham 62% do valor dos rendimentos dos homens - ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)