Palestra sobre desenvolvimento infantil reúne pais, professores e cuidadores

Da Redação | 07/06/2018, 18h50

Cerca de cem pessoas participaram na quarta-feira (6), na região administrativa de São Sebastião (DF), da palestra com o pediatra e neonatologista Laurista Corrêa sobre o "Papel dos cuidadores e interessados no desenvolvimento infantil". O debate, organizado pela Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado, em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, faz parte do Ciclo de Palestras de Capacitação sobre a Primeira Infância.

Quarta-feira próxima (13), a palestra será novamente promovida às 14h, no mesmo local. O endereço é Auditório da Faculdade Fortium/Pólo São Sebastião, localizado na Avenida Comercial, 941, em São Sebastião.

O neonatologista falou sobre o desenvolvimento do cérebro do bebê e como os primeiros cuidados podem influenciar na vida da pessoa. Segundo o médico, desde o momento da fecundação até o nascimento, todas as ações realizadas pelos pais podem influenciar no desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança.

— O bebê no útero já sofre um estresse. Tudo o que acontece desde a fecundação gera um resultado sobre a criança — disse.

Chefe da Unidade de Educação Básica da Coordenação de Ensino de São Sebastião, Luiz Eugênio Brito destacou a importância da primeira infância. Para ele, falar sobre o tema pode abrir portas para um futuro melhor.

— Nós incorporamos à educação infantil, de 4 e 5 anos de idade, a obrigatoriedade do ensino em 2016. Agora, é preciso que os professores tenham uma real compreensão de atender crianças na primeira infância. E são esses estudos que mostram que é nesse começo da vida que a pessoa está mais apta, disposta e aberta à aprendizagem. Tudo isso fará diferença durante todo o percurso da vida delas — afirmou Brito.

A educadora Rute Rocha, da Secretaria de Educação do DF, afirmou que os cuidadores “têm a responsabilidade de perceber o olhar da criança e tentar, de alguma forma, ajudá-la e direcioná-la para um atendimento especializado”, caso necessite, e principalmente acolhê-la. Para a psicóloga escolar Patricia Moreira Alves, o debate sobre o cuidado na infância precisa ser feito para ajudar a direcionar o trabalho de cuidadores e educadores.

Clínica com o bebê

Representante da Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado, Lisle Lucena anunciou que, em 28 de junho, no Auditório do Interlegis, o tema do Segundo Ciclo de Palestras de Capacitação da Primeira Infância será "Clínica com o bebê: o olhar do psicanalista e do fisioterapeuta". A palestra, com as médicas Inês Catão e Maria Vannina, está marcada para as 15h. Laurista Corrêa será o mediador.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail primeirainfancia@senado.leg.br. Outras informações podem ser obtidas na página do Infância & Paz no Facebook.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Crianças Educação Infância