Para Gleisi, governos do PT valorizaram a Petrobras

Da Redação | 06/06/2018, 17h39

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) contestou as críticas de parlamentares à condução da Petrobras durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Ela defendeu que, nos governos do PT, a estatal petrolífera não teve prejuízo operacional, mesmo em 2015, quando a queda da cotação do petróleo abalou empresas do setor em todo o mundo.

Segundo Gleisi, a política de valorização da Petrobras nos governos Lula e Dilma resultou em maior investimento em pesquisa, e a descoberta do pré-sal permitiu dobrar a produção nacional de petróleo.

A senadora paranaense associou o impeachment de Dilma Rousseff à tentativa de entrega do patrimônio nacional. Segundo ela, o governo Michel Temer tirou empregos no setor petrolífero e submeteu a Petrobras aos operadores financeiros, enquanto que a crise dos caminhoneiros derrubou o valor de mercado da empresa.

— Se tiver que optar entre majorar o preço para o povo pobre e diminuir o ganho dos acionistas, não tenha dúvida: nós vamos diminuir ganho de acionista. Tem que ter um mínimo de justiça social neste país.

Gleisi Hoffmann também contestou as críticas ao financiamento de caminhões promovido pelo governo do PT, pois considera que o aumento e a renovação da frota de veículos de carga são necessários para um país em desenvolvimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)