Marta Suplicy defende investimentos na educação para enfrentar a violência

carlos-penna-brescianini | 06/06/2018, 20h44

A senadora Marta Suplicy (MDB-SP) destacou, em discurso nesta quarta-feira (6), os números divulgados pelo IPEA no Atlas da Violência de 2018. A senadora se declarou chocada com os números, em que metade dos casos de estupro foram cometidos contra menores de 13 anos de idade. Ela fez uma relação entre a criminalidade e a falta de educação.

- Essa violência tem tudo a ver com a desigualdade social e a falta de educação no Brasil. Não é apenas a repressão que resolve. A educação é um processo de longo prazo, em que países bem sucedidos investiram durante muitos anos.

Segundo a senadora, é preciso investir durante muitos anos para que os bons efeitos da educação possam aparecer. Além disso, aproveitando-se a última reforma educacional, deve-se investir na formação dos professores, especialmente aqueles do ensino básico.

Marta afirmou que não é armando todas as pessoas nem aplicando a política de olho por olho que se mudará a situação econômica e social. Nem se reduzirá a violência. A senadora acredita que o Brasil espera candidatos que falem verdadeiramente o que vão fazer. E que não proponham mágicas e sim, propostas claras e realizáveis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)