Lindbergh diz que Brasil está na lista suja da OIT por causa da reforma trabalhista

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/06/2018, 16h10

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) atribuiu à reforma trabalhista a decisão da Organização Internacional do Trabalho de incluir o Brasil na lista de países que desrespeitam regras internacionais de proteção do trabalho.

Segundo ele, além dos casos de trabalho escravo, a decisão da OIT foi causada pelas mudanças feitas na CLT e pelo enfraquecimento da liberdade sindical.

Lindbergh Farias citou como exemplo da precarização das relações trabalhistas o trabalho intermitente, no qual a pessoa recebe apenas pelas horas trabalhadas, que, segundo ele, reduz a renda do trabalhador.

O senador disse que o atual governo põe na conta do trabalhador o ajuste fiscal e a redução do valor do diesel.

Neste último caso, ele explicou que, para baixar em R$ 0,46 o preço do combustível, o governo cortou parte do orçamento destinado às ações de assistência social.

— Por que não tirar dos bancos? Numa crise econômica como essa, os lucros dos bancos aumentaram. Por que não acabar com a isenção que foi dada para as petroleiras? Mas, não... Quando eu digo que esse sistema está podre, eu estou convencido de que a maioria dos senadores e deputados está junto desse governo do Temer para massacrar o povo trabalhador brasileiro.

Lindbergh anunciou, ainda, que na sexta-feira (8) será lançada a pré-candidatura de Lula à presidência da República.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)