Aprovada em Plenário recondução de conselheiro do CNJ

Da Redação | 06/06/2018, 18h49

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (6) a recondução do conselheiro Henrique de Almeida Ávila para novo mandato de dois anos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele ocupará a vaga reservada ao Senado Federal. O atual mandato de Ávila termina em fevereiro de 2019. A indicação (OFS 20/2018) recebeu 52 votos favoráveis, nove contrários e uma abstenção.

Henrique Ávila, de 35 anos, é professor de Direito Processual Civil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre e doutorando também pela PUC-SP. É advogado do escritório Sérgio Bermudes.

Durante sua sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em maio, o advogado abordou para os senadores diferentes questões como celeridade da Justiça e judicialização da saúde. Ele defendeu ainda a adoção de medidas que estimulem o uso de meios alternativos de resolução de conflitos como a mediação e a arbitragem.

Sobre o número de processos que se acumulam na Justiça, Ávila afirmou que o CNJ busca, por meio de atos administrativos e por meio de um planejamento estratégico, acelerar o atendimento de ações apresentadas por cidadãos. Segundo ele, cada juiz julgou, em média, 1.749 processos em 2017. São 7 processos por dia. O maior gargalo está na primeira instância. Por isso, o conselho elaborou uma resolução que redistribui servidores para tentar fornecer mais força de trabalho para as áreas que apresentam maior demanda.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)