Preço dos combustíveis voltará a ser discutido na CAE

Da Redação | 05/06/2018, 11h39

A pedido do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), a política de preço do óleo diesel e da gasolina voltará a ser tema de debate na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Os parlamentares aprovaram nesta terça-feira (05) requerimento para realização de audiência pública.

Na opinião de Ferraço, o problema ainda não foi resolvido e é necessário avaliar, por exemplo, como está sendo feita a redução do valor do diesel das refinarias para os postos e por que o preço ao consumidor final ainda não reflete a diminuição dos R$ 0,46 por litro, se as refinarias já reduziram o seu preço.

"É necessário que tal redução chegue ao consumidor final. É preciso garantir que este elevado esforço fiscal do governo se traduza em redução de custos efetivos ao consumidor final. Há relatos de que boa parte desta redução se perde ao longo da cadeia de distribuição, transporte e venda de combustíveis", alegou ao justificar o requerimento.

Vão ser convidados para a reunião representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), da Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência.

Justiça fiscal

Nesta terça-feira, a CAE aprovou também requerimento para audiência pública sobre o  manifesto Reforma Tributária Solidária - Menos Desigualdade, Mais Brasil, elaborado sob a coordenação da Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal (Anfip) e da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco).

A iniciativa tem por objetivo apresentar ao país caminhos para enfrentar a iniquidade social e promover o desenvolvimento econômico, por meio da justiça fiscal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)