Elmano Férrer denuncia situação emergencial de seca no Piauí

carlos-penna-brescianini | 05/06/2018, 20h53

O senador Elmano Férrer (Pode-PI) defendeu, em discurso nesta terça-feira (5), uma política de segurança hídrica para o Piauí e os estados nordestinos, que são vítimas da indústria da seca. Ele informou que, mesmo sem ter chegado o período clássico da seca, o Piauí já está em situação caótica. A população está dependente de carros-pipa e tem de realizar caminhadas quilométricas para se abastecer de água, por ausência de políticas públicas nas cidades do interior.

- Temos lençóis subterrâneos inexplorados, um verdadeiro mar doce, que poderiam ser utilizados para resolver o problema da seca e beneficiar a população.

Elmano lembrou que o estado vizinho do Ceará, por ter passado por gestões sérias e competentes, está à frente em matéria de segurança hídrica. Segundo ele, o atraso do Piauí está muito mais relacionado à má-gestão do que aos problemas climáticos de falta de chuva.

- O Piauí tem uma disponibilidade hídrica de 9 mil metros cúbicos/ano por habitante. Para comparar, a Bahia, que é muito maior, tem um terço desse valor e Pernambuco, um sétimo dessa quantidade. A questão é a falta de competência em governar o estado - frisou.

Elmano Férrer relatou ter visitado sete barragens no Piauí, todas com os níveis extremamente baixos. Em 33 municípios já está decretada a situação de emergência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)