Dê sua opinião: sugestão legislativa pede o fim da Lei Rouanet

Da Redação | 01/06/2018, 08h49

Criada em 1991, a Lei Rouanet tem o objetivo de estimular os investimentos em produção cultural brasileira. Para isso, concede isenção de impostos a empresas que patrocinarem filmes, espetáculos musicais, peças de teatro, exposições artísticas e outros tipos de produções culturais nacionais previamente aprovadas pelo governo federal. Uma sugestão legislativa apresentada por meio do portal e-Cidadania quer revogá-la.

A SUG 49/2017 foi apresentada pelo cidadão Marcelo Faria, de São Paulo, no portal e-Cidadania e recebeu o apoio de mais de 20 mil pessoas – requisito para ser encaminhada à análise dos senadores que compõem a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Qualquer cidadão pode enviar ideias de novas leis ao portal.

Ao pedir a revogação da Lei Rouanet, o autor da sugestão legislativa argumenta que o dinheiro destinado para projetos escolhidos pelo governo deveria “estar no bolso dos trabalhadores”. Por isso, pede também a "redução de impostos na mesma proporção".

A Comissão de Legislação Participativa decidirá se a sugestão deve ou não ser transformada em projeto de lei. A relatora é a senadora Marta Suplicy (MDB-SP). A CDH já transformou em projetos de lei sugestões como a que pedia a proibição dos limites de franquia na internet, e já rejeitou outras como a que pedia a proibição do funk.

Qual a sua opinião sobre o projeto? Vote:
SUG 49/2017: http://bit.ly/2J16TQ4.
Todas as propostas que tramitam no Senado estão abertas a consulta pública por meio do portal e-Cidadania. Confira: http://www12.senado.leg.br/ecidadania.
Comente na página do Senado no Facebook.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)