Cristovam analisa posição de quem é favorável à greve, mas contrário a imposto para pagar conta do diesel

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/05/2018, 16h30

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) afirmou que a mente dos brasileiros foi sequestrada, pois não quer enfrentar a realidade. Ele citou artigo publicado na imprensa que aponta uma aprovação da greve dos caminhoneiros por aproximadamente 87% da população. Segundo o parlamentar, os mesmos que apoiam a greve se recusam a qualquer aumento de imposto para pagar a conta da redução do preço do diesel.

Na opinião e Cristovam, a paralisação é consequência de questões mais profundas, como a escolha pelo modal rodoviário em detrimento do ferroviário e até do hidroviário. Para Cristovam, o Brasil inventou que o progresso é ter rodovias e que sucesso é ter um carro na garagem; e existe até hoje a ilusão de que o governo tem dinheiro para tudo.

— Na nossa mente sequestrada, o Tesouro público é uma cartola de mágico, de onde você consegue tirar coisas, dinheiro, mesmo quando não tem lá dentro. A arrecadação cai porque o PIB caiu, mas você ainda acha que pode continuar gastando o mesmo, sem um novo imposto que ninguém quer porque já tem imposto demais, é verdade. A solução era reduzir o consumo, era se acostumar com uma sociedade mais austera.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)