Visitação do Congresso recebe Certificado de Excelência do TripAdvisor pela quinta vez

Da Redação | 29/05/2018, 10h44

O Congresso Nacional recebeu o Prêmio Certificado de Excelência do TripAdvisor 2018 pelo programa de visitação institucional. Esse é o quinto ano seguido de premiação, o que significa que há mais de 60 meses o programa de visitação das duas Casas legislativas recebe mais de 85% das avaliações positivas (bom ou excelente) dos visitantes no site TripAdvisor.

Considerado o maior site de viagens do mundo, o TripAdvisor contém informações e opiniões sobre pontos turísticos, além de avaliações de hotéis e restaurantes dos próprios usuários, que votam e avaliam os locais por onde passam.

Atualmente, o Congresso Nacional tem quase cinco mil avaliações no site especializado, sendo que mais de quatro mil consideram a visita boa ou excelente. Na opinião da diretora da Secretaria de Relações Públicas do Senado, Cristina Monteiro, além de permitir ao cidadão conhecer algumas áreas do Congresso e o seu funcionamento, a visita possibilita uma percepção melhor a respeito do Congresso, dos parlamentares e dos servidores.

— O Certificado de Excelência do TripAdvisor reconhece o Programa de Visitação do Congresso Nacional como um serviço de alta qualidade disponibilizado aos cidadãos brasileiros e estrangeiros, impactando positivamente a imagem do Senado Federal e da Câmara dos Deputados — afirmou Cristiana Monteiro.

Para a chefe do Serviço da Visitação Institucional, Janaína Araújo, a premiação pelo quinto ano consecutivo revela o quanto o trabalho é feito com empenho.

— Sempre digo que acolher bem faz toda a diferença para o turista, e é isso que ressaltamos nos treinamentos com os monitores, a fim de que percebam como é importante ter a chance de apresentar a Casa e falar sobre seu papel fundamental, fomentando a cidadania e incentivando a participação popular — disse Janaína.

A coordenadora de Visitação Institucional, Mariana Tavares, afirmou que a conquista mostra que o Congresso Nacional não é apenas um cartão postal da cidade, mas um verdadeiro ponto de interesse das pessoas e que o prêmio reflete a qualidade do atendimento dispensado ao cidadão.

— Isso mostra que o Parlamento tem muita importância para as pessoas que desejam não apenas conhecer o prédio, mas entender quem somos e o que fazemos para o país. O segundo ponto importante é que, ao analisarmos por que somos premiados já há cinco anos seguidos, percebemos claramente que é a qualidade do trabalho da visitação que faz diferença — destacou Mariana.

Prêmio de Excelência

De acordo com a assessoria de imprensa do TripAdvisor, o site utiliza um algoritmo próprio para determinar os ganhadores do "Certificado de Excelência". São levados em conta a qualidade e a quantidade das avaliações e opiniões publicadas pelos viajantes, em um período de 12 meses. Também são considerados o tempo e a posição no ranking do índice de popularidade. Para receber o certificado, o estabelecimento deve manter uma pontuação geral mínima de quatro círculos (do total de cinco). Além disso, é preciso ter um número mínimo de avaliações e ter sido avaliado há pelo menos 12 meses.

Sobre a Visita ao Congresso

A Visitação Institucional é um trabalho conjunto entre a Coordenação de Visitação Institucional e de Relacionamento com a Comunidade, do Senado, e o Serviço de Programas Institucionais e Relacionamento com a Comunidade, da Câmara dos Deputados. O Programa de Visitação ocorre desde 1998. Em 2017, mais de 124 mil pessoas fizeram a visita guiada. Entre elas, cerca de 3 mil eram visitantes de 82 países, como França, Estados Unidos, Nepal e Nova Zelândia.

A parceria ocorre não apenas entre as áreas de visita da Câmara e Senado. Segundo Mariana Tavares, o reconhecimento pela qualidade do trabalho também se deve a outras áreas do Senado, igualmente colaboradoras.

— Esse é um trabalho que temos orgulho em construir junto com a Câmara e com todas as áreas parceiras que cedem pessoas para a visita de fim de semana ou atuam diretamente para que possamos funcionar da melhor forma possível. Em parceria, vamos construindo novos caminhos e projetos para a Visitação, como a construção de roteiros diferenciados de história, arquitetura e artes que começam a ser implantados — disse Mariana.

Visitas Especiais

Além da visita institucional padrão, que percorre os salões e os plenários das duas Casas, há outras modalidades de visitas, chamadas técnicas especiais, que passam por espaços específicos do Congresso Nacional não contemplados pelo roteiro da visitação diária. Uma é para conhecer especificamente as áreas de biblioteca e documentação do Senado e da Câmara; outra, para visitar os viveiros. Mais informações podem ser obtidas no site da visitação aqui.

Segundo Janaína Araújo, o setor está finalizando um roteiro de visitas sobre o centenário do artista Athos Bulcão, que deve ser iniciado em julho, e outro sobre a Constituição federal de 1988, prevista para começar no segundo semestre. No site do programa, o visitante pode também obter os audioguias, para ouvir as explicações sobre todo o percurso da visitação em cinco idiomas: português, francês, inglês, alemão e espanhol.

A visitação funciona de quinta a segunda-feira, inclusive finais de semana e feriados, das 9h às 17h30. Os grupos saem a cada 30 minutos, a partir do Salão Negro. Também são oferecidas visitas em inglês, francês, espanhol e libras.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail visite@senado.leg.br ou pelo telefone 61 3303-4671. Você também pode acessar o site da visitação ou o perfil da visita no Facebook.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)