Valadares diz que falta ao governo credibilidade para solucionar a crise dos combustíveis

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/05/2018, 17h24

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) avaliou nesta terça-feira (29) em Plenário que faltaram ao governo federal legitimidade e credibilidade para conduzir negociações com o movimento dos caminhoneiros. O senador afirmou que a crise poderia ter sido evitada se o presidente da República, Michel Temer, usasse de mais planejamento e tivesse menos prepotência.

Para Valadares, as reivindicações dos transportadores de cargas são legítimas e sensibilizaram o povo, que não aguenta mais pagar a conta dos desmandos do governo.

Refinarias

Segundo o senador, o subsídio ao óleo diesel é uma saída paliativa, pois não muda a política de preços da Petrobras e mantém o povo sujeito a valores abusivos de outros combustíveis.

Valadares pediu mais investimento em refinarias, de modo a proteger o país das oscilações do mercado internacional, e recomendou à Petrobras usar parte de seus lucros para reduzir o impacto da cotação elevada do petróleo.

Tributação e matriz energética

Ele também classificou como sufocante o modelo tributário vigente, e cobrou discussão sobre a matriz energética e os investimentos em logística no país.

— As linhas férreas praticamente não existem no Brasil. Enquanto na Europa e nos Estados Unidos elas impulsionaram o desenvolvimento e ajudam a baratear o transporte, aqui, no Brasil, a malha ferroviária foi deixada de lado, colocada no segundo plano —

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)