Roberto Muniz afirma que solução da crise dos combustíveis não pode prejudicar os estados

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/05/2018, 17h56

O senador Roberto Muniz (PP-BA) afirmou que o problema do desabastecimento que atinge o país acontece por vários motivos. Um deles foi a escolha da matriz de transporte que privilegia as estradas. Outra causa foi o abandono de projetos importantes, como o etanol e a produção de gás natural.

De acordo com o senador, existem duas escolas sobre a precificação dos combustíveis: uma delas seria populista, fazendo com que a Petrobras trabalhe com preços amarrados a interesses políticos; a outra ditaria os preços autoritariamente pela tecnocracia.

Muniz citou carta assinada por governadores do Nordeste e de Minas Gerais, que compõem a Sudene, dizendo ser incompreensível que a Petrobras tenha uma política de preços que vise apenas o lucro. Para ele, além da solução para o diesel, é preciso também encontrar alternativas para o preço do gás de cozinha, que afeta a maior parte da população, mas sem prejudicar os estados.

— É completamente inaceitável a tentativa do governo federal de transferir para os estados a responsabilidade pela solução de uma crise que foi gerada e que foi provocada pela falta de presença da União, do governo federal, na gestão da empresa pública Petrobras, através de uma política de preços de combustível que é absurda, perversa e irresponsável.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Roberto Muniz