Humberto Costa exige demissão de Pedro Parente

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/05/2018, 16h41

O senador Humberto Costa (PT-PE) cobrou uma resposta à crise dos caminhoneiros, decorrente dos protestos dos caminhoneiros e à política de preços de combustíveis no país. Ele pediu nesta terça-feira (29), em Plenário, a demissão do presidente da Petrobras, Pedro Parente, e de toda a sua diretoria, diante do que chamou de administração “trágica”.

Segundo o senador, os frequentes aumentos de preços dos combustíveis não se justificam: Humberto Costa observou que o acompanhamento das cotações internacionais de petróleo deriva do sucateamento das refinarias brasileiras, que leva à dependência de combustíveis importados.

Movimentos antidemocráticos

O senador também manifestou preocupação com a infiltração no movimento dos caminhoneiros por elementos que considera antidemocráticos, associados por ele à candidatura do deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) e aos apelos à intervenção militar. Humberto Costa ponderou que a solução para a democracia imperfeita é o aumento da democracia e da liberdade.

— São empresários oportunistas, movimentos de claro caráter político, militares da reserva e defensores da ditadura que procuraram pegar carona nesse protesto para tentar fazer valer os seus interesses econômicos — afirmou Humberto Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)