Eduardo Amorim sugere que produtor de etanol possa vender diretamente aos postos de combustível

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/05/2018, 17h40

O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) anunciou nesta terça-feira (29) que apresentará projeto para revogar resolução de 2009, da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que proíbe quem produz etanol de vendê-lo diretamente para os postos de combustível.

A resolução da ANP, segundo ele, estimula a burocracia e prejudica o consumidor, que acaba pagando mais caro pelo etanol por causa dos atravessadores.

— Aqui, lamentavelmente, prevalece o lobby do atravessador, ou seja, das distribuidoras que compram o etanol por um preço baixo e o entregam aos postos de um combustível por um preço elevado. dentro dessa lógica cruel com o produtor e com o consumidor, por incrível que possa parecer, o etanol viaja milhares de quilômetros até voltar ao posto que, muitas vezes, está ao lada da destilaria que o produziu.

Eduardo Amorim defendeu ainda a fixação de percentual máximo da alíquota do ICMS que incide sobre os combustíveis e o gás de cozinha. Ele explicou que essa alíquota é definida em cada estado e representa entre 12% e 26% do valor dos combustíveis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)