Lindbergh Farias condena política de preços dos combustíveis

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/05/2018, 20h02

Ao comentar as medidas do governo diante dos protestos dos caminhoneiros, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que o presidente Michel Temer agiu de forma irresponsável com os mais pobres. Ele considera que a única solução para a crise é a mudança na política de preços da Petrobras, entendendo que o povo não aceita a redução do preço do óleo diesel enquanto os outros combustíveis continuam caros.

— Se não mudar a política de reajuste de preços da Petrobras, vai continuar essa insanidade, vai continuar aumentando dia a dia. Como é que os senhores podem defender uma coisa dessa? Não muda nada para a gasolina e o bujão de gás.

Lindbergh criticou a sequência de aumentos dos derivados de petróleo nos últimos dois anos, situação que atribuiu a uma opção política do governo para gerar lucros aos acionistas internacionais da Petrobras. O senador alertou que o desconto no diesel terá que ser coberto através de cortes em programas sociais.

Além da reforma no mecanismo de reajustes dos combustíveis, Lindbergh Farias pediu transparência na composição de preços da estatal petrolífera e defendeu o aumento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido dos bancos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)