Fátima Bezerra afirma que política de reajustes da Petrobras é responsável pela crise

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/05/2018, 17h54

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) afirmou que a crise criada pela greve dos caminhoneiros tem origem na atual política de reajuste de preços da Petrobras. Ela lembrou que, em julho de 2017, a estatal decidiu reajustar os preços de acordo com a cotação do petróleo no mercado internacional, beneficiando acionistas privados, mas prejudicando a população que viu os preços dos combustíveis aumentarem.

De acordo com a senadora, a população está angustiada com o preço do gás de cozinha, da gasolina e do diesel, além de enfrentar filas imensas nos postos, redução das frotas de ônibus e cancelamento de voos. Para Fátima Bezerra, a greve dos caminhoneiros é justa, pois os profissionais apenas reivindicam a redefinição dos aumentos que estão ocorrendo quase diariamente.

— Só durante o governo Temer, o preço do diesel explodiu. O preço do diesel nas refinarias foi reajustado 229 vezes. Enquanto isso nos governos do PT nós tivemos apenas 16 reajustes, 8 reajustes no governo do presidente Lula e 8 no governo da presidente Dilma.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)