Gleisi Hoffmann lê manifesto da Frente Brasil Popular em defesa do ex-presidente Lula

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/05/2018, 15h58

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) leu manifesto da Frente Brasil Popular, composta por várias entidades ligadas às lutas sociais, em defesa da liberdade do ex-presidente Lula. No documento, as entidades afirmam que Lula está está sendo perseguido pelo Judiciário, Ministério Público, Polícia Federal e mídia por causa de sua luta por uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Gleisi Hoffmann continuou a leitura, afirmando que os crimes atribuídos a Lula não foram provados e tem como único objetivo tirar dos brasileiros o direito de votar em alguém que lutará em favor do povo brasileiro.

— Eles não querem apenas prender o cidadão Lula. Querem também interditar a causa que ele representa e defende: a inclusão social, a promoção dos direitos do povo, das mulheres, das crianças, dos negros, dos indígenas, da população LGBT, das pessoas com necessidades especiais, a valorização dos salários e a geração de empregos, o apoio às pequenas e médias empresas, a agricultura familiar e a reforma agrária, a defesa da soberania nacional e a construção de um país mais igual e mais justo.

Crise dos combustíveis

Gleisi Hoffmann também falou em Plenário que a crise dos combustíveis, cuja origem ela atribuiu ao impeachment. Segundo ela, a situação atual por que passa o país, com a elevação dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha, começou com a perseguição dos atuais governistas e da mídia aos ex-presidentes Lula e Dilma.

A senadora acusou a Rede Globo de aproveitar a situação para promover o caos, ao gerar o medo na sociedade com a divulgação de notícias sobre a paralisação dos caminhoneiros.

— Quer criar o caos para ter o que? Uma solução agora, com um golpe mais frontal? Cuidem do que vocês estão fazendo! Vocês estão jogando o povo brasileiro numa total situação de insegurança, de infelicidade. Essa Casa tem responsabilidade. Eu espero que na terça-feira que vem, quando nós temos ordem do dia, a discussão que essa Casa faça seja sobre a crise que nós estamos vivendo na Petrobras e o que isso está impondo de prejuízo ao povo brasileiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)