Dário Berger anuncia lançamento do Documento Nacional de Identidade no Senado

Da Rádio Senado e Da Redação | 23/05/2018, 17h15

O senador Dário Berger (PMDB-SC) anunciou em Plenário o lançamento do Documento Nacional de Identidade no Senado Federal, na próxima terça-feira, dia 29, às 11h, no gabinete da Presidência do Senado. Segundo Berger, além do presidente da Casa, Eunício Oliveira, a solenidade terá a presença também do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luiz Fux.

O DNI foi criado pela Lei 13.444, em maio de 2017, e está em fase de testes, observou o senador. Na primeira fase, membros e servidores do TSE aderiram à carteira de identidade digital. Na segunda, foi a vez dos membros e servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O estado foi escolhido devido ao avanço no cadastro biométrico dos eleitores paranaenses.

Dário Berger, que integra o Comitê Gestor do DNI, explicou que o cadastro biométrico é o requisito para o cidadão poder baixar o DNI no celular e reunir, em um mesmo aplicativo, documentos como CPF, CNH, certidões de nascimento e casamento, Carteira de Trabalho, entre outros. No primeiro momento, o DNI digital terá a identidade, o CPF e o título de eleitor. A inclusão dos demais documentos será gradativa.

O senador também destacou os benefícios que a administração pública terá com a novidade, como o fim das fraudes no cadastro de programas sociais.

— Vão acabar aquelas fraudes dos cadastramentos dos programas sociais do governo federal, uma vez que o cadastro a partir daí vai ser feito pela digital e digital cada cidadão só tem uma. Portanto, esse modelo é um modelo inovador que vai fazer uma grande transformação no país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)