Acordo com União Europeia pode sair ainda este ano, diz diplomata em sabatina

Da Redação | 23/05/2018, 19h01

O acordo comercial entre Mercosul e a União Europeia poderá ser concluído ainda este ano. E o Brasil precisa acelerar a modernização de suas indústrias. As duas questões foram abordadas na reunião desta quarta-feira (23) da Comissão de Relações Exteriores, durante sabatina dos diplomatas indicados para representar o Brasil na Alemanha e junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A Alemanha, que tem uma das indústrias mais avançadas e competitivas do mundo, apoia a aprovação do acordo de livre comércio, garantiu o diplomata Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos, indicado para embaixador brasileiro no país. Ele afirmou que são grandes as possibilidades do acordo ser fechado ainda este ano.

— Esse acordo vai criar oportunidades reais para uma ampliação do intercâmbio e inclusive de vendas de indústrias do Brasil para a Europa.

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) enfatizou que o Brasil não pode se limitar ao acordo. O país, segundo ele, precisa reformar e modernizar seu parque industrial para ganhar maior competitividade nos mercados internacionais.

— Como ainda a principal plataforma manufatureira da América Latina, o Brasil está desafiado na perspectiva dessa indústria 4.0, da indústria avançada. A indústria brasileira tem muito o que aprender com a experiência alemã porque a Alemanha é, sim, uma potência industrial extraordinária.

Alimentação

Outro sabatinado foi o diplomata Fernando José Marroni de Abreu, indicado para representante permanente do Brasil junto à FAO e os órgãos a ela relacionados, em Roma.

O senador Lasier Martins (PSD-RS) lembrou que o mundo desperdiça cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos por ano. Fernando de Abreu disse que essa é uma das principais preocupações da FAO e explicou alguns motivos para o desperdício.

— Os alimentos são produzidos e não conseguem sair do local de produção. Há dificuldade de acesso aos mercados e deficiência na infraestrutura de transportes.

As duas indicações foram aprovadas e seguem para análise do Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)