Ministros da Fazenda e de Minas e Energia falarão na CAE sobre preço dos combustíveis

Da Redação | 22/05/2018, 14h26

Os ministros da Fazenda, Eduardo Guardia, e de Minas e Energia, Moreira Franco, serão convidados para uma audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Os representantes do governo deverão dar explicações sobre a atual política de reajuste de combustíveis adotada pelo governo federal.

O requerimento para a reunião é dos senadores Jorge Viana (PT-AC) e Vanessa Grazziotin (PCdob-AM), que criticaram os constantes reajustes da gasolina, óleo diesel e gás de cozinha.

- Estamos dando de alguma maneira uma reposta ao país. É a vida do brasileiro em jogo. A paralisação dos caminhões afeta a economia brutalmente. Esta comissão é um espaço adequado para um debate com nível elevado. O que está ocorrendo em relação à Petrobras e à Eletrobras é muito serio. A produção de petróleo aumenta, o preço cresce e a Petrobras desconta no bolso de quem pode menos essa ilógica dos preços - reclamou Jorge Viana.

Segundo ele, em Santa Rosa do Purus, na Acre, perto da fronteira com o Peru, o botijão de gás está custando até R$ 250 e o litro da gasolina bateu R$ 10, obrigando as pessoas a retornarem aos fogões de lenha e a encostarem seus barcos.

O presidente da CAE, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), lembrou que o ministro da Fazenda já tem agendada uma audiência na comissão no próximo dia 6 de junho, data em que poderia ser realizada a reunião juntamente com o ministro de Minas e Energia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)