Eduardo Lopes critica alta dos combustíveis e defende corte de impostos

Da Redação | 22/05/2018, 20h47

Em discurso nesta terça-feira (22), o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) criticou nesta terça-feira (22) em Plenário a "verdadeira farra no aumento do preço da gasolina e do diesel".

De acordo com o senador, há postos de gasolina no estado do Rio de Janeiro que já estão cobrando R$ 5,00 pelo litro da gasolina. Ele afirmou que o Brasil tem um dos maiores preços desse combustível no mundo.

Eduardo Lopes mencionou o movimento de caminhoneiros esta semana, que estão paralisando suas atividades em várias estradas do país em protesto à alta do diesel. Acrescentou que esses profissionais também enfrentam estradas em más condições e inúmeros pedágios.

O senador afirmou ainda que uma das saídas para diminuir o preço dos combustíveis é reduzir a alta carga tributária do setor. Ele sugeriu reformulação da cobrança do ICMS na cadeia de petróleo e gás brasileira.

— Não é admissível que um dos maiores produtores de petróleo no mundo cobre tão alto por um litro de gasolina. O valor cobrado no Brasil é um dos recordistas do mercado mundial — disse Eduardo Lopes, que defendeu ainda a mudança nos critérios de cobrança no ICMS, por prejudicarem o estado do Rio de Janeiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)