Antônio Carlos Valadares lamenta altos índices de desemprego em Sergipe

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/05/2018, 17h22

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) manifestou preocupação com os resultados de pesquisa divulgada recentemente sobre o desemprego no Brasil e, especialmente, em Sergipe. Dados apresentados pelo senador apontam uma taxa de desocupação de 17,1% no Estado. O índice coloca Sergipe entre os cinco estados com maior desemprego no país.

De acordo com Valadares, considerando apenas as regiões metropolitanas, a situação ainda é pior. A grande Aracaju tem 19,8% de sua população sem emprego, atrás apenas de Macapá e São Luís.

O senador também lamentou os números da pesquisa que indicam 4,6 milhões de brasileiros como desalentados, ou seja, pessoas que desistiram de procurar trabalho por não acreditarem que terão oportunidade profissional. Destes, 2,8 milhões são nordestinos.

— Outros 13,7 milhões de brasileiros estão desempregados, mas continuam a buscar uma vaga no mercado de trabalho – como eu disse 4,6 milhões já desistiram de procurar emprego; 3 milhões estão na fila há dois anos ou mais; e os que ainda têm lugar ao sol encontram condições piores, empregos mais frágeis e de menor salário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)