Gleisi homenageia assistentes sociais e denuncia desmonte das conquistas sociais

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/05/2018, 19h09

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) homenageou os assistentes sociais pela passagem do seu dia. Disse, no entanto, que esses profissionais não têm o que comemorar, pois desde a chegada do governo Michel Temer ao poder segue em curso a desconstrução e o desmonte absoluto das conquistas sociais da Constituição de 1988 e das políticas sociais implementadas pelos governos do PT.

De acordo com a senadora, foi interrompido o processo de queda na mortalidade infantil ocorrido nos 13 anos em que o PT esteve no poder. Gleisi mencionou dados de 2016 do Ministério da Saúde, segundo os quais aumentou em 11% o número de mortes de crianças entre 1 mês e 4 anos de vida.

Gleisi Hoffmann destacou que o próprio Ministério admite que os números de 2017 devem ser ainda piores e que os especialistas alertam que a morte das crianças é consequência do corte de programas sociais.

— A política de cortes orçamentários promovida pelo atual governo deixa claro que hoje os gastos sociais não são considerados essenciais e que a área de assistência social não é reconhecida como política pública, o que na prática retira o pobre do orçamento da União. Tudo o que fizemos nos governos Lula e Dilma nos últimos 13 anos para garantir um Estado de bem-estar social mínimo em nosso país está sendo destruído.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)