Bauer analisa cenário econômico e atribui crise a governo de Dilma Rousseff

Da Redação | 16/05/2018, 18h00

Em pronunciamento nesta quarta-feira (16), o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) analisou o atual quadro econômico brasileiro e atribuiu a crise enfrentada pelo país a equívocos da gestão da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo o senador, naquele período o governo estava mais preocupado com seu lugar político do que com o sucesso da economia nacional, cuja inflação era elevada e os juros alcançavam “níveis insuportáveis”, além de haver milhões de desempregados e diversas obras paralisadas.

Paulo Bauer ponderou que, se a economia de um país for bem-sucedida, toda a população é beneficiada, o que não se via enquanto o Partido dos Trabalhadores comandava o Brasil. Ao ressaltar que, quando a arrecadação do governo é insuficiente, os investimentos públicos são interrompidos, o senador citou dados divulgados pelo Banco Central, segundo os quais o PIB caiu 0,13% no primeiro trimestre deste ano.

Mesmo assim, segundo Bauer, o índice é superior ao registrado no mesmo período de 2017. Além disso, em sua opinião, os números não devem ser encarados com desespero porque não levam o país a tempos de preocupação ou de precaução. Para o senador, o estímulo monetário, baseado na baixa taxa de juros, tem ajudado a impulsionar o crescimento do país.

— Nós temos visto que os juros no Brasil têm sido reduzidos sistematicamente por decisão do Copom e isso, obviamente, permite que a economia funcione com mais efetividade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)