Audiência com ministro sobre transposição do São Francisco fica para 5 de junho

Da Redação | 16/05/2018, 10h54

O ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua Andrade, não pode comparecer nesta quarta-feira (16) à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), para falar sobre o andamento das obras de integração do Rio São Francisco. Uma nova audiência está prevista para dia 5 de junho, conforme informou a presidente do colegiado, senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

— A reunião está cancelada em razão de um imprevisto. Só agora pela manhã que fui informada sobre a impossibilidade de o ministro comparecer. Esperamos que no dia 5 não aconteça nenhum imprevisto – disse a senadora.

Em audiência na CDR em 22 de março, o então ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, admitiu que as obras de revitalização do São Francisco estavam paradas por falta de verbas e atrelou a sua retomada à entrada de dinheiro com a privatização da Eletrobras. Outra fonte apontada seria a conversão dos recursos de multas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a obra.

A senadora que saber do novo ministro quais novas medidas foram adotadas pelo governo para a continuidade do projeto, já que em vários dos seus eixos as obras foram interrompidas e não retomadas.

Rômulo Gouveia

Fátima Bezerra também manifestou pesar pela morte, na madrugada deste domingo (13) em Campina Grande (PB), do deputado federal Rômulo Gouveia (PSD). O parlamentar teve um infarto, após passar a última semana internado, em função de uma infecção urinária.

— Apesar das diferenças partidárias, nós nos dávamos muito bem. Eu tinha muito carinho por ele e o admirava muito. Era uma pessoa sensata, cordial, atenciosa e, como parlamentar, se uniu a nós no empenho de ver realizado o grande sonho que o povo nordestino acalenta de ver as obras de integração do Rio São Francisco concluídas - lamentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)