Bullying e cyberbullying serão tema de audiência da CPI dos Maus-Tratos

Da Redação | 15/05/2018, 18h56

A questão do bullying e do cyberbullying será discutida na quinta-feira (17) em audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os maus-tratos a crianças e adolescentes. O combate e a prevenção a essas práticas têm sido uma das principais bandeiras defendidas pela CPI desde sua instalação, em agosto do ano passado.

Entre os convidados para o debate, estão o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, e o atleta de ginástica artística Diego Hypólito, que recentemente veio a público e se pronunciou sobre sua experiência com o bullying durante a infância.

Compreendidos como formas de intimidação e de violência física ou psicológica, o bullying e o cyberbullying são praticados principalmente em ambientes escolares. De acordo com dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2015, um em cada dez estudantes brasileiros é vítima de bullying. Em dezembro de 2017, a questão foi abordada em uma das iniciativas da CPI, o lançamento de três cartilhas educativas de prevenção ao suicídio, a automutilação, e ao bullying e cyberbullying, que estão disponíveis na página da comissão.

A lista de participantes da audiência inclui ainda Tania Paris, presidente da Associação Pela Saúde Emocional de Crianças; Aloma Felizardo, professora e doutora em Psicologia Social; e o professor e doutor em educação Hugo Monteiro Ferreira, autor da cartilha sobre bullying e cyberbullying apresentada pela CPI.

Depoimento

A segunda parte da reunião da comissão é destinada a ouvir, de forma reservada, o depoimento de Alexandre Christian Mathieu Salaun, que responde na Justiça por abandono de incapaz. O depoimento estava previsto para ocorrer na última quinta-feira (10), mas foi adiado.

A audiência pública está marcada para as 10h, na sala 19 da Ala Alexandre Costa, no Anexo 2 do Senado. Quem tiver interesse em participar com comentários ou perguntas sobre a primeira parte da reunião pode enviá-los por meio do Portal e-Cidadania e da central de atendimento Alô Senado (0800 612211).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)