Valadares afirma que novo regime fiscal prejudica Legislativo, Judiciário, MP e defensorias

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/05/2018, 19h31

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou que o novo regime fiscal adotado pelo Governo está prejudicando os Poderes Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e Defensoria Pública. Segundo ele, a política de teto de gastos cortou a possibilidade de o Estado fomentar a economia com investimentos e o mercado não tem conseguido se impulsionar sozinho.

Valadares citou a economia feita pelo Senado Federal entre 2008 e 2017 para demonstrar que Legislativo, Judiciário, MP e defensorias não são os vilões dos problemas econômicos do Brasil. De acordo com o senador, estes órgãos não são responsáveis pelas questões econômicas nem pelas decisões que impactam a arrecadação do país. Mesmo assim, sofrem as consequências das políticas conduzidas pelo Executivo.

— Ainda que por absurdo delírio se afrontassem as disposições da nossa Carta política, reconhecidamente democrática, e se extinguissem tais poderes e órgãos, a economia financeira daí resultante seria de menos de 5% dos gastos primários do governo, cerca de R$ 60 bilhões. Ou seja, absolutamente insuficiente para acomodar e corrigir a crise fiscal frente aos 95% que ficam a cargo exclusivo do Poder Executivo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)