Plenário aprova indicação para a Embaixada do Brasil no Reino Unido

Da Redação | 08/05/2018, 18h09

O Senado aprovou nesta terça-feira (8) a indicação do diplomata Claudio Frederico de Matos Arruda para exercer o cargo de Embaixador do Brasil no Reino Unido. Foram 51 votos a favor, dois contrários e uma abstenção.

Cearense, formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), Claudio Arruda ingressou no Curso de Preparação à Carreira Diplomática no ano seguinte em 1980. Entre as funções já desempenhadas estão a de chefe do Cerimonial da Presidência do Senado Federal (1997-2001), assessor técnico da Presidência da Câmara dos Deputados (2009-2010) e chefe da Assessoria Diplomática da Vice-Presidência da República (2011-2014). Desde 2016, é assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República.

Sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) em abril, o diplomata advertiu que o Brasil é o único país integrante do G-20 que ainda não tem um acordo mútuo que evite a bitributação em negócios com o Reino Unido, que reúne Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Ele afirmou que a finalização deste e outros acordos na área comercial será a prioridade da embaixada brasileira.

O diplomata destacou que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o Brexit, redimensionou a relevância da economia brasileira para os britânicos, para quem o Brasil seria um dos principais países com quem ampliar relações. Ele explicou que boa parte do intercâmbio comercial brasileiro com os ingleses se dá justamente no âmbito de acordos vigentes com a UE. E disse acreditar que todo esse arcabouço terá de ser revisto para atrair mais investimentos britânicos.

Diplomacia parlamentar

O relator da indicação na CRE, senador Jorge Viana (PT-AC), afirmou que o diplomata demonstrou na sabatina profundo conhecimento e experiência sobre diplomacia parlamentar.

— [Claudio Arruda] é talvez a pessoa que mais tem conhecimento sobre a diplomacia parlamentar. Ele trabalhou muitos anos na Câmara, trabalhou aqui no Senado, também foi chefe de representação diplomática em lugares muito importantes e, agora com o conhecimento acumulado, ele vai em uma missão de representar o Brasil no Reino Unido — afirmou.

Para o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), o diplomata foi um “excepcional servidor público da Casa do Rio Branco” com uma “trajetória impecável” como servidor de carreira do Itamaraty. Jorge Viana e Ferraço enfatizaram ainda que Claudio Arruda apresentou em sua sabatina um plano de trabalho com compromissos e metas de atuação na Embaixada do Brasil.

— Ele apresentou algo que não é comum, um plano de trabalho, com princípio, meio e fim, com metas, compromissos, de uma agenda bastante complexa e audaciosa que ele terá à frente da nossa embaixada, em Londres, à frente do Reino Unido — declarou Ferraço.

Reino Unido

O Reino Unido é país da Europa Ocidental que composto pela ilha da Grã-Bretanha (formada por Inglaterra, o País de Gales e a Escócia) e a Irlanda do Norte. Com uma área de 242.500 quilômetros quadrados, o Reino Unido é o 78º maior estado soberano do mundo e o 21º em população, com cerca de 65,6 milhões de habitantes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)