Eduardo Amorim lamenta avanço da pobreza extrema no Nordeste

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/05/2018, 17h06

O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) está preocupado com o avanço da pobreza extrema na região Nordeste, especialmente no interior. Em pronunciamento em Plenário nesta terça (8), ele citou um levantamento publicado no jornal Valor Econômico, feito pela LCA Consultoria, com base em dados da pesquisa nacional por amostra de domicílio contínua, que comprovam esse fato.

Segundo o estudo, entre 2016 e 2017, o número de pessoas que vive em pobreza extrema cresceu 11% na região. Isso significa dizer que, atualmente, 7,7 milhões milhões de pessoas vivem, no Nordeste, com menos de US$ 2, disse o senador, ao citar qual é o parâmetro do Banco Mundial para classificar a pobreza extrema.

No interior de Sergipe, Eduardo Amorim disse que o levantamento revelou aumento de 22% no número de pessoas que vivem em pobreza extrema. Atualmente, são cerca de 240 mil sergipanos nessa situação, acrescentou ele.

— Isso representa pouco mais de 10% da população sergipana. E para piorar a situação, a miséria também avançou na região metropolitana da nossa capital, Aracaju, em mais de 30%. Se somarmos o número de pessoas vivendo em pobreza extrema em meu estado, essa cifra chega a quase 330 mil — informou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)