Comissão de Infraestrutura aprova recondução de Adalberto Tokarski ao cargo de diretor da Antaq

Da Redação | 08/05/2018, 16h29

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou nesta terça-feira (8) a recondução de Adalberto Tokarski para o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Foram 15 votos favoráveis e um contrário. A indicação da Presidência da República segue para análise em Plenário.

Durante a sabatina, Tokarski salientou a importância dos portos para o transporte de cargas e dos produtos para o exterior. Ele informou que, apesar da crise, houve um aumento em mais de 8% na movimentação dos portos brasileiros em 2017, em comparação a 2016.

Tokarski disse que levará ao Ministério dos Transportes uma agenda para facilitar o investimento, tanto público como privado, para melhorar a infraestrutura portuária e ferroviária.

— Os portos são parte importante no contexto de qualquer nação. Não se pode negar que o desenvolvimento de um país passa, necessariamente, pelos seus meios de transportes, reflete diretamente na sua economia. E sendo assim, torna-se a logística de movimentação de cargas um instrumento indispensável para que um país possa ser competitivo dentro do mercado globalizado de alta concorrência — declarou.

Já o presidente da CI, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), mencionou o Rio Madeira como hidrovia importante para a Região Norte.

— O Rio Madeira é responsável por boa parte do escoamento da produção para ser exportada. Além dos grãos que vêm através desta hidrovia, eu diria que 70% do abastecimento da indústria, do atacado e do varejo, também vêm pela hidrovia do Madeira — disse o senador.

O relator da indicação, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), também destacou o papel da hidrovia do rio Madeira para o escoamento da produção. E lembrou que a navegabilidade no rio pode ficar comprometida no período de estiagem se não for feita a dragagem.

Com informações da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)