Eduardo Amorim critica política educacional de Sergipe e pede valorização dos professores

Da Redação e Da Rádio Senado | 02/05/2018, 16h17

O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) apontou nesta quarta-feira (2) a decadência na educação de Sergipe nos últimos dez anos. Ele afirmou que o estado é o pior do país no ranking de leitura, sendo que mais de 260 mil pessoas são analfabetas.

Segundo o senador, nos últimos anos, uma política equivocada promoveu a desmotivação de quem queria se capacitar; a adoção de um modelo excludente de educação integral no ensino médio; e a redução do número de matriculados na rede estadual, que gerou a diminuição de repasse de valores do Fundeb.

De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), o atual plano de carreira acabou com o magistério estadual, ao praticamente igualar o vencimento básico dos professores com nível médio com o dos professores com título de mestrado, acrescentou Eduardo Amorim.

E o pior é que uma lei estadual de 2011 prevê apenas reajustes nos salários dos professores com ensino médio, tendo como base os índices aplicados para aumentar o valor do piso nacional do magistério, lamentou o senador.

— Ou seja, para uma categoria que requer uma constante qualificação, quanto mais o professor se capacitava, menos ganhava. E ainda hoje é assim. Só para se ter uma ideia do absurdo, de 2011 até hoje os professores graduados, pós-graduados, mestres e doutores, só tiveram um único reajuste salarial, além do deste ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)