Garibaldi comemora ação das chuvas no Rio Grande do Norte

Da Redação | 26/04/2018, 14h21

A seca que castiga a Região Nordeste há seis anos parece estar chegando ao fim. Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (26), o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) registrou que as chuvas já estão mudando a aparência da terra ressecada, da paisagem cinzenta e aterradora, que vem dando lugar ao verde, especialmente no Rio Grande do Norte.

- Esse ano, já temos índices pluviométricos muito mais generosos. Estamos falando de um inverno que, se Deus quiser, haverá de se confirmar no Rio Grande do Norte e nos estados nordestinos  - disse.

Apesar de a recarga dos açudes não ter ocorrido ainda de maneira significativa, as grandes barragens, segundo o senador, estão recuperando seus reservatórios, como a de Armando Ribeiro Gonçalves. Antes no volume morto, agora já apresenta reserva de 27% de sua capacidade. O parlamentar registrou as obras que trouxeram segurança hídrica ao Rio Grande do Norte, algumas feitas em sua gestão como governador e que levou o estado a deixar de ser “o paraíso dos carros-pipa”.

Garibaldi também pediu urgência para as obras de integração do Eixo Norte, na Transposição do Rio São Francisco, que beneficiam os potiguares, e atenção do governo federal para a revitalização e conservação do rio como um todo, para que o sistema permaneça com sustentabilidade.

- Só a fé poderia dar ao povo a resistência que teve, sofrendo seis anos de seca e ir para as ruas cultuar a fé em Nossa Senhora de Santana – disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)