Evasão escolar atinge 2,8 milhões de crianças e adolescentes, lamenta Rose

Da Redação e Da Rádio Senado | 26/04/2018, 17h53

A senadora Rose de Freitas (Pode-ES) lamentou nesta quinta-feira (26) o fato de 2,8 milhões de crianças e adolescentes estarem fora das salas de aula. Ela mencionou reportagem do jornal A Gazeta, de Vitória, que aponta o abandono e a evasão escolar no Brasil.

Ela destacou entre as causas dessa situação a falta de vagas, as dificuldades no transporte escolar e a distância das escolas. Também mencionou a gravidez precoce, o envolvimento na criminalidade e o fácil acesso às drogas.

Rose de Freitas apontou igualmente a pobreza como causa fundamental da evasão escolar, porque muitas vezes as crianças e adolescentes entram no mercado do trabalho para ajudar as famílias. A senadora mostrou uma preocupação especial com a situação de evasão escolar no seu estado, o Espírito Santo.

— Entre os jovens de 15 a 17 anos 16% dos capixabas estão excluídos do sistema de ensino. Hoje, 50.374 meninos e meninas capixabas estão longe da escola por razões que reúnem majoritariamente falta de estrutura e carência e de estímulo aos estudantes. Nós precisamos mudar esse cenário é com urgência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)